sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

DCE-UEPG no XII CONEB: ''A UNE É PRA LUTAR!''

O DCE-UEPG juntamente com demais entidades de base de todo Brasil publica carta enviada pela Diretora da UEE - MG, Priscilla Chandretti, apresentando a Pré-Tese A UNE É PRA LUTAR, ao 12º CONEB da UNE.

Caros colegas,Apresentamos a nossa primeira contribuição para o debate no Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE. Nela, procuramos tratar de temas centrais para o Movimento Estudantil, como o REUNI das federais, a assistência estudantil, as mensalidades das universidades pagas.


Para nós, estas são as principais discussões hoje. Mas não é nossa pretensão dizer que esta pré-tese já está completa. Sabemos que a discussão passa por muitas outras reivindicações, algumas inclusive já aprovadas pela UNE, que precisam ser reafirmadas e conquistadas.

Por isso, os primeiros assinantes desta tese fazem um convite ao debate. Sabemos que cada CA e DA tem muito à colaborar na discussão. Portanto, aqueles que quiserem fazer contribuições à tese, tanto reivindicações como propostas em relação ao Projeto de Reforma Universitária da UNE, serão muito bem-vindos! A idéia é podermos construir mais edições de nossa pré-tese, até lançarmos a uma versão final da tese “A UNE é pra Lutar” no CONEB.

[acesse nossa tese: http://documents.scribd.com/docs/mcqv8ida4gyqtlsle5e.pdf]

Priscilla Chandretti, Diretora da UEE-MG
contato para os CA's que desejam se inscrever ao XII CONEB:
Mariana (41) 88061053
Alana (42) 84136846

3 comentários:

Anônimo disse...

Falar de Coneb e toda essa baboseira é fácil. Gostaria de saber se os excelentíssimos senhores participaram da votação do Comitê Municipal de Transportes o qual aprovou o aumento da tarifa pra R$2,20. E por que não fizeram nada? Pelo visto DCE É Pra Tomar Cerveja!
http://www.jmnews.com.br/index.php?setor=NOTICIAS&nid=268816

Anônimo disse...

Olá companheiro,
Primeiramente gostaríamos de deixar um coisa bem clara. Para nós, o CONEB não é ''baboseira''. Dentro do coneb pudemos ampliar a discussão dos problemas gerados pelo REUNI nas instituições públicas, o problemas das destruições dos diplomas, financiamento de fundações privadas em universidades públicas, etc.

Não participamos de tal votação citada, exatamente porque não fomos convidados nem informados do horário da reunião. Ao momento que também somos contra a participação de um conselho que é formado exatamente pra legitimar o aumento da passagem encima da planilha furada da empresa. Por isso, dentro do Movimento Cidadão cobramos um CONSELHO PLURAL, DEMOCRÁTICO E POPULAR. Além de cobrarmos do Legislativo, uma COMISSÃO DE INQUÉRITO sobre tal planilha de gastos.

A partir do reinício do anos letivo, buscaremos coordenar essa luta com os estudantes cobrando as bandeiras que foram erguidas por eles no VI CONGRESSO DE ESTUDANTES.
Pelo PASSE-LIVRE e por um TRANSPORTE PÚBLICO E DE QUALIDADE.

Por último, gostaria de esclarecer que o DCE não é pra tomar cerveja. O estudante também tem direito a se divertir, entretanto, a vida acadêmica não é só isso. Nosso propósito enquanto movimento estudantil sempre foi mostrar que a massa pensante é uma massa política.

outra coisa, qualquer sugestão, procure entrar em contato com os membros do DCE ou procure participar da REUNIÕES ABERTAS DO DCE (sabs. às 14:00 na sede do DCE)

Obrigado.

Anônimo disse...

resposta como num poema.