sábado, 27 de março de 2010

Situação atual do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves

Caros amigos

Este é um informativo sobre a situação atual do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves, de Ponta Grossa.

Eu sou Bethyan Kelly, aluna desta escola há 11 anos, atualmente no último ano do curso de piano.

Venho compartilhar o descontentamento com as mudanças impostas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da secretária Elizabeth Schmidt que, logo no início do ano letivo e das atividades do conservatório (fevereiro de 2010), recebeu os 28 professores com um aviso prévio, informando a demissão deles e mudanças em toda a administração da escola, que até então era feita pela Associação de Pais e Mestres do conservatório (APM), através de contrato com a prefeitura, firmado há 19 anos.

Todos fomos pegos de surpresa, pois até ano passado a secretaria informava aos professores que não ocorreriam mudanças significativas no ano de 2010, tanto é que foram feitos planejamentos já no ano passado, inclusive entre professores e alunos, escolhendo conteúdo para a volta às aulas e peças para audições e concertos (de formatura, inclusive).

Porém, neste ano, a secretária informou que não encontrou nenhuma outra solução, a não ser acabar com o contrato com a APM, e que a administração seria feita então pela FAUEPG. Disse ela que não tinha outra forma, que era uma exigência do Tribunal de Contas (TC).

Porém, em conversa direta com um representante do TC, o diretor do conservatório professor Maurício Haas soube que não houve tal exigência, ou seja, as aulas e o convênio poderiam continuar normalmente, e não haveria necessidade de demitir professores.

Essa informação é negada até hoje pela secretaria. Para mais informações da situação e história do conservatório, por favor, acessem o blog http://conservaoconservatorio.wordpress.com/

Nós alunos (ao todo 556), só tivemos o direito de saber disso diretamente da secretária em março de 2010, quando ela resolveu participar de uma reunião da APM.

Lembrando que a decisão foi tomada ano passado, mas a secretária preferiu não avisar antes do Natal, para não estragar as festas de fim de ano!

Apesar de parecer uma boa ação (!?), esta decisão impediu uma ação rápida dos professores e alunos em encontrar uma nova solução, além de prejudicar os próprios professores, que teriam mais tempo de procurar outro emprego para o ano de 2010, levando em consideração que o conservatório é muitas vezes a principal ou única fonte de renda deles, e que um novo edital de seleção para o "novo conservatório" , ainda será publicado.

Ação:
Levando isso em consideração, e todas as conversas entre as duas partes que não deram certo, será feita uma manifestação na Câmara Municipal dos Vereadores, no dia 30 de março, terça-feira, às 13h. Esta manifestação servirá para:

1 - Requisitar, ainda mais uma vez, revisão desta decisão, para que a escola volte ao que era;

2 - Mostrar o repúdio dos professores, secretárias, pais e alunos ao modo como tudo foi feito e apresentado pela secretaria, e pela falta de consideração a tantos anos trabalhados para, neste momento, não termos o direto de participar ativamente destas mudanças;

3 - Se não for possível a revisão desta situação (o que parece ser o mais provável), apoiar o trabalho da APM na criação de uma Fundação e uma nova escola de música da cidade. Esta sim, que poderemos saber da história, do compromisso, e da qualidade dos cursos. Por mais que, talvez, não tenha o nome "conservatório", esta nova escola será, realmente, o verdadeiro resultado do trabalho musical de 38 anos de história!

Sem mais, agradeço o apoio e peço para que divulguem para todos, amigos, colegas, familiares (inclusive se quiserem comparecer amanhã na Câmara, podem entrar em contato para detalhes).

Agradeço a atenção e ótima semana para todos nós.
Bethyan Kelly Roesler da Silva
Aluna do Conservatório.
bethyankelly@gmail.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

DCE Convida: Cinearte [10/04]

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
Data de exibição: 10/04 às 17h no Cine Teatro Ópera

Ano: 1976
Duração: 110 minutos
Sinopse: Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar dele ter vários defeitos era um excelente amante. Mas após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranqüila, mas tediosa e, de tanto "chamar" pelo primeiro marido, ele um dia aparece nu na sua cama. Então ela pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado.

.

Comunicado: Último Sábado do Mês!

Neste último sábado do mês seria a Reunião aberta do DCE, comunicamos que não haverá reunião neste sábado, a maioria de nossos Coordenadores estão em atividades e Conferências em outras cidades. Portanto, a Reunião aberta será transferida para um outro sábado.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Passeata contra o Ato Médico! [20/03] Neste Sábado!

Organizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia da Faculdade Sant'Ana, em conjunto com o Conselho Regional de Psicologia (CRP 08) e o Diretório Central dos Estudantes da UEPG, acontecerá dia 20/03, das 10 horas da manhã ao meio-dia, uma manifestação municipal contra o Ato Médico, saindo do Terminal Central. Estudantes de vários cursos de Saúde de Ponta Grossa - PR se manifestarão contra o Projeto de Lei 7703/06, conhecido como Ato Médico, entendendo que ele fere a autonomia dos 13 cursos da Saúde e os princípios do SUS de atendimento integral e abrangente a seus usuários, pois prevê, entre outros, que os cargos de chefia, a formulação de diagnóstico e a indicação ou execução de procedimentos invasivos (invasão da pele e orifícios naturais do corpo) sejam EXCLUSIVOS dos médicos.
Participe e ajude a divulgar!
Fabiane K. Bogdanovicz
Presidente do CAPsi Sant'Ana
Comunicação e Articulação Regional da CONEP - Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia

sexta-feira, 12 de março de 2010

Bazar Beneficiente do Grupo Renascer

O Grupo Renascer, no dia 3 de Abril [sábado], estará realizando um Bazar Beneficente no Terminal Central, com o objetivo de conseguir recursos para o Grupo, a fim de profissionalizar as pessoas desta comunidade. Assim quem puder doar qualquer material para ser vendido no dia do bazar (roupas, utensílios domésticos, brinquedos), ou simplesmente ir lá e comprar algo, estará ajudando muito! Contamos com a ajuda de todos.

Existem 2 Pontos onde estaremos recebendo todo o material doado para o dia do Bazar

1) Grupo Renascer - Rua Bittencurt Sampaio - 283 - Nova Rússia
2) GETE - UEPG (Bloco L - Sala 118 - A) - Av. Carlos Cavalcanti, 4748 Uvaranas

Desde Já Agradecemos
Vinicius Cabral

2º Ano de Geografia - UEPG

quinta-feira, 4 de março de 2010

Professores para Cursinho Popular

Precisa-se de professores para dar aulas em Cursinho Popular ofertado por uma Paróquia. Não é necessário ser formado. Faltam professores nas seguintes áreas:

Física
Química
Espanhol
Inglês
Literatura
Gramática
Geofísica

Caso se interesse, entre em contato com

Ligiane de Meira: ligidemeira@gmail.com

Salvem o Conservatório Municipal de Música Maestro Paulino Martins!

O Conservatório Maestro Paulino Martins precisa de ajuda! Abaixo, o relato de um aluno do Conservatório.

Olá, meu nome é Jonathan Iwaji e sou ex-aluno do curso de Licenciatura em Música da UEPG e aluno do Conservatório Maestro Paulino Martins Alves há 9 anos.
O Conservatório é uma instituição pública com 38 anos de história que tem como objetivo principal democratizar o acesso ao ensino musical. Há algum tempo, o tribunal de contas passou a considerar ilegal o repasse de verba feito pela prefeitura, para suprir a folha de pagamento dos professores, para a APM (associação de pais e mestres), entidade que administra esses recursos assim como a escola. Para solucionar o problema a prefeitura decidiu vinculá-lo à uma fundação da UEPG. Mas para isso os professores teriam que passar por um novo teste seletivo, sendo que eles já fizeram um para ingresso no conservatório. Aproveitando esse momento e a situação decorrente, a Secretaria de Cultura e Turismo decidiu reestruturar a escola. Todo esse processo foi feito pela Secretaria de Cultura e Turismo de maneira arbitrária, sem o consentimento ou participação dos professores e da comunidade escolar (pais e alunos).
O grande problema é que essa reestruturação fere os objetivos principais da escola, pois a intenção dessa reestruturação é transformar o conservatório em uma instituição de formação técnica, e não em uma escola que oferece a comunidade acesso a música. Uma questão que se coloca é que em Ponta Grossa não existe um grande número de pessoas em condições de fazer um curso técnico em música e nem tem mercado de trabalho para eses técnicos. E toda a questão da musicalização e da educação musical? Nem todo aluno do conservatório pretende ser um instrumentista profissional, e nem é esse o objetivo. Como vocês sabem, a música faz parte da formação do ser humano. É por isso que temos que lutar, pelo direito das pessoas de terem acesso à educação musical como parte do seu processo de formação enquanto ser humano e não com o único objetivo de fabricar instrumentistas. Segundo essa reestruturação, a população deveria fazer o processo de educação musical em uma escola particular e entrar no conservatório para se profissionalizar. Isso seria elitizar a educação musical. Ponta Grossa é uma das raras cidades que proporcionam educação musical à população a um custo simbólico (existem alunos isentos deste custo) e infelizmente não existe na cidade nenhuma outra escola que ofereça uma educação musical, em nenhum nível, com a mesma qualidade do conservatório.
Como vamos um dia ter músicos profissionais sem um trabalho de base? Acreditamos que um curso técnico pode até ser necessário, mas não que deve ser o objetivo principal da escola.
Infelizmente o prefeito não está preocupado com isso. Pois segundo ele nós devemos esquecer essa escola, pois agora existe uma outra escola. Como esquecer uma escola com 40 anos de existência, que faz parte da vida de tanta gente?
Por isso nós, professores, alunos, pais e funcionários desta escola que atende 550 alunos, pedimos que vocês, enquanto acadêmicos, ex-acadêmicos de um curso de Licenciatura em Artes visuais e Licenciatura em Música, que ajudem a nossa escola a manter a qualidade e democratização do seu trabalho.
Esse é um apelo deseperado de alguém cuja a vida está a nove anos ligada a essa escola. Tem pessoas que tem a vida ligada a essa escola há muito mais tempo, há mais de 20 anos. Não se pode tratar uma instituição de ensino musical com tanto descaso.
Peço isso encarecidamente. Mobililizem-se também conosco. Mandem e-mails para a Secretaria, vocês que foram alunos dela e que têm um contato um pouco mais próximo com ela. Liguem se possivel. Manifestem-se. Ajudem-nos a salvar a escola.

Desde já agradeço imensamente
Jonathan iwaji

Comunidade no Orkut:
Conserva o Conservatório

CINEARTE 2010

A programação do Cinearte 2010 está dividida por diretores, o DCE apóia este projeto! Abaixo, a programação deste ano.

MARÇO - Mês de Amásio Mazzaropi

JECÃO... UM FOFOQUEIRO NO CÉU
Data de exibição: 06/03

Ano: 1977
Duração: 105 minutos
Sinopse: Jecão e seu filho foram à capital para receber o dinheiro que ganharam na loteria. Na volta, são recebidos com festa, mas um ambicioso fazendeiro manda matar Jecão. Este morre e vai para o céu, onde arma muitas confusões.


JECA MACUMBEIRO
Data de exibição: 20/03

Ano: 1974
Duração: 87 minutos
Sinopse: Um pobre caboclo com o sugestivo nome de Pirola, recebe surpreso a visita de um velhinho seu amigo, Nhonhô, que, sentindo-se na hora da morte, leva-lhe de presente um saco com dinheiro até a boca. Ingênuo e transtornado, Pirola não sabe o que fazer com o dinheiro e acaba levando-o a seu patrão, confiando-lhe a fortuna. Januário, que sem que ninguém saiba, está às portas da falência, bola um plano para ficar com o dinheiro do pobre, fazendo-se passar por um pai-de- santo pra lá de falso. Um dos filmes de maior bilheteria de Mazzaropi.


ABRIL - Mês de Bruno Barreto

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
Data de exibição: 10/04

Ano: 1976
Duração: 110 minutos
Sinopse: Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar dele ter vários defeitos era um excelente amante. Mas após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranqüila, mas tediosa e, de tanto "chamar" pelo primeiro marido, ele um dia aparece nu na sua cama. Então ela pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado.


GABRIELA, CRAVO E CANELA
Data de exibição: 24/04

Ano: 1984
Duração: 94 minutos
Sinopse:
Bahia, 1925. Uma das maiores secas da história do Nordeste leva para Ilhéus Gabriela (Sônia Braga), uma bela retirante que com sua beleza e sensualidade conquista a todos, principalmente Nacib (Marcello Mastroianni), dono do bar mais popular da cidade, que emprega Gabriela para trabalhar em sua casa e com quem tem um caso. O relacionamento dos dois fica tão intenso que eles se casam, mas tudo parece desmoronar quando Gabriela lhe é infiel com o maior conquistador da cidade. Paralelamente, um "coronel" vai ser julgado por ter matado sua mulher com o amante. Os outros "coronéis" acham que ele tem de ser inocentado, pois houve um forte motivo para o crime, mas os tempos mudaram e determinados conceitos do passado estão sendo presentes.


MAIO - Mês de Rogério Spanzerla

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
Data de exibição: 08/05

Ano: 1968
Duração: 92 minutos
Sinopse: Marginal paulista chamado João Acácio Pereira, mais conhecido como Bandido da Luz Vermelha, coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados - de estupro a assassinatos. Ele conhece a provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona. Ela o delata, provocando o seu suicídio.


SIGNO DO CAOS
Data de exibição: 22/05

Ano: 2003
Duração: 82 minutos
Sinopse: Chega na alfândega do Rio de Janeiro uma carga cinematográfica, que precisa ser analisada pelo serviço de censura do governo. O responsável pela análise é o Dr. Amnésio, que impõe sua falta de idéias aos funcionários do local, que se divertem mutilando um material considerado realista demais. Dividido em filmagens coloridas e em preto e branco.

JUNHO - Mês de Laís bodansky

A INTRUSA
Data de exibição: 12/06

Ano: 2008
Duração: 92 minutos
Sinopse: A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último freqüentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, Chega de Saudade aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.

BICHO DE SETE CABEÇAS
Data de exibição: 26/06

Ano: 2001
Duração: 80 minutos
Sinopse: A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último freqüentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, Chega de Saudade aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.


AGOSTO - Mês de Carlos Manga

NEM SANSÃO, NEM DALILA
Data de exibição: 21/08

Ano: 1954
Duração: 88 minutos
Sinopse: Paródia do clássico Sansão e Dalila, de Cecil B. DeMille. Horácio, um pacato barbeiro bate numa máquina do tempo e vai parar no século IV a.C., no reino de Gaza. Lá, conhece Sansão, cuja força vem de uma peruca.

OS TRAPALÕES E O REI DO FUTEBOL
Data de exibição: 28/08

Ano: 1986
Duração: 80 minutos
Sinopse: Os amigos Cardeal (Renato Aragão), Elvis (Dedé Santana), Fumê (Mussum) e Tremoço (Zacarias) trabalham como faxineiros e roupeiros do Independência Futebol Clube. Devido às disputas de poder entre os cartolas Velhaccio (José Lewgoy) e Barros Barreto (Mílton Moraes), o técnico da equipe é demitido. Por acidente, o escolhido para assumir o cargo é Cardeal. Para surpresa de todos o time começa a vencer seus jogos, o que não agrada a alguns cartolas da equipe. Com a ajuda do repórter esportivo Nascimento (Pelé) e de Aninha (Luíza Brunet), que trabalha no bar do clube, Cardeal e seus amigos lutam contra a desonestidade dos dirigentes.


SETEMBRO - Mês de Carlos Diegues

XICA DA SILVA
Data de exibição: 11/09

Ano: 1976
Duração: 117 minutos
Sinopse: O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva, que de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira.
Promovendo luxuosas festas e banquetes, e exibindo grupos de teatro europeu, que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes de Oliveira satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.

BYE BYE BRASIL
Data de exibição: 25/08

Ano: 1979
Duração: 105 minutos
Sinopse: alomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Junior) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), com os quais a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.


OUTUBRO - Mês de Fernando Meirelles

O JARDINEIRO FIEL
Data de exibição: 19/10

Ano: 2005
Duração: 129 minutos
Sinopse: Em uma área remota no Quênia (África), uma ativista é encontrada brutalmente assassinada. O principal suspeito pelo crime é seu colega de trabalho, um médico que se encontra foragido. Perturbado pela culpa e assobrado pela possibilidade de infidelidade da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) surpreende a todos ao embarcar em uma odisséia que o leva a três continentes para descobrir o que há por trás da morte da esposa.

DOMÉSTICAS
Data de exibição: 23/10

Ano: 2001
Duração: 85 minutos
Sinopse: No meio da nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia-a-dia, é como se não estivesse lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar com empregada doméstica.


NOVEMBRO - Mês de José Mojica Marins

À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA
Data de exibição: 13/11

Ano: 1963
Duração: 84 minutos
Sinopse: Zé do Caixão, um cruel coveiro, quer gerar um filho para dar continuidade ao seu sangue. Mas sua mulher não consegue engravidar e ele acaba estuprando a mulher do seu melhor amigo, que agora deseja se suicidar para regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão.

ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO
Data de exibição: 27/11

Ano: 2008
Duração: 90 minutos
Sinopse: Após30 anos preso, Zé do Caixão (José Mojica Marins) é finalmente libertado. Novamente em contato com as ruas, o sádico coveiro está decidido a cumprir a mesma meta que o levou preso: encontrar a mulher que possa lhe gerar um filho perfeito. Em seu caminho pela cidade de São Paulo, deixa um rastro de horror, enfrentando leis não-naturais e crendices populares.

.

segunda-feira, 1 de março de 2010

DCE na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nesta segunda e terça-feira em Curitiba, está ocorrendo a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento contará com Plenárias e Debates Paralelos.
A UEPG será representada por uma Equipe de 12 pessoas, entre Coordenadores de Curso, Chefes de Departamento e DCE. O Diretório será representado por duas Coordenadoras: Kelly (Enfermagem) e Twigy (Física Bach.)

Estaremos acompanhando suas atividades da Conferência e em breve, um repasse de como tudo ocorreu na Conferência.