sábado, 27 de março de 2010

Situação atual do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves

Caros amigos

Este é um informativo sobre a situação atual do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves, de Ponta Grossa.

Eu sou Bethyan Kelly, aluna desta escola há 11 anos, atualmente no último ano do curso de piano.

Venho compartilhar o descontentamento com as mudanças impostas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da secretária Elizabeth Schmidt que, logo no início do ano letivo e das atividades do conservatório (fevereiro de 2010), recebeu os 28 professores com um aviso prévio, informando a demissão deles e mudanças em toda a administração da escola, que até então era feita pela Associação de Pais e Mestres do conservatório (APM), através de contrato com a prefeitura, firmado há 19 anos.

Todos fomos pegos de surpresa, pois até ano passado a secretaria informava aos professores que não ocorreriam mudanças significativas no ano de 2010, tanto é que foram feitos planejamentos já no ano passado, inclusive entre professores e alunos, escolhendo conteúdo para a volta às aulas e peças para audições e concertos (de formatura, inclusive).

Porém, neste ano, a secretária informou que não encontrou nenhuma outra solução, a não ser acabar com o contrato com a APM, e que a administração seria feita então pela FAUEPG. Disse ela que não tinha outra forma, que era uma exigência do Tribunal de Contas (TC).

Porém, em conversa direta com um representante do TC, o diretor do conservatório professor Maurício Haas soube que não houve tal exigência, ou seja, as aulas e o convênio poderiam continuar normalmente, e não haveria necessidade de demitir professores.

Essa informação é negada até hoje pela secretaria. Para mais informações da situação e história do conservatório, por favor, acessem o blog http://conservaoconservatorio.wordpress.com/

Nós alunos (ao todo 556), só tivemos o direito de saber disso diretamente da secretária em março de 2010, quando ela resolveu participar de uma reunião da APM.

Lembrando que a decisão foi tomada ano passado, mas a secretária preferiu não avisar antes do Natal, para não estragar as festas de fim de ano!

Apesar de parecer uma boa ação (!?), esta decisão impediu uma ação rápida dos professores e alunos em encontrar uma nova solução, além de prejudicar os próprios professores, que teriam mais tempo de procurar outro emprego para o ano de 2010, levando em consideração que o conservatório é muitas vezes a principal ou única fonte de renda deles, e que um novo edital de seleção para o "novo conservatório" , ainda será publicado.

Ação:
Levando isso em consideração, e todas as conversas entre as duas partes que não deram certo, será feita uma manifestação na Câmara Municipal dos Vereadores, no dia 30 de março, terça-feira, às 13h. Esta manifestação servirá para:

1 - Requisitar, ainda mais uma vez, revisão desta decisão, para que a escola volte ao que era;

2 - Mostrar o repúdio dos professores, secretárias, pais e alunos ao modo como tudo foi feito e apresentado pela secretaria, e pela falta de consideração a tantos anos trabalhados para, neste momento, não termos o direto de participar ativamente destas mudanças;

3 - Se não for possível a revisão desta situação (o que parece ser o mais provável), apoiar o trabalho da APM na criação de uma Fundação e uma nova escola de música da cidade. Esta sim, que poderemos saber da história, do compromisso, e da qualidade dos cursos. Por mais que, talvez, não tenha o nome "conservatório", esta nova escola será, realmente, o verdadeiro resultado do trabalho musical de 38 anos de história!

Sem mais, agradeço o apoio e peço para que divulguem para todos, amigos, colegas, familiares (inclusive se quiserem comparecer amanhã na Câmara, podem entrar em contato para detalhes).

Agradeço a atenção e ótima semana para todos nós.
Bethyan Kelly Roesler da Silva
Aluna do Conservatório.
bethyankelly@gmail.com

Nenhum comentário: