quinta-feira, 4 de março de 2010

CINEARTE 2010

A programação do Cinearte 2010 está dividida por diretores, o DCE apóia este projeto! Abaixo, a programação deste ano.

MARÇO - Mês de Amásio Mazzaropi

JECÃO... UM FOFOQUEIRO NO CÉU
Data de exibição: 06/03

Ano: 1977
Duração: 105 minutos
Sinopse: Jecão e seu filho foram à capital para receber o dinheiro que ganharam na loteria. Na volta, são recebidos com festa, mas um ambicioso fazendeiro manda matar Jecão. Este morre e vai para o céu, onde arma muitas confusões.


JECA MACUMBEIRO
Data de exibição: 20/03

Ano: 1974
Duração: 87 minutos
Sinopse: Um pobre caboclo com o sugestivo nome de Pirola, recebe surpreso a visita de um velhinho seu amigo, Nhonhô, que, sentindo-se na hora da morte, leva-lhe de presente um saco com dinheiro até a boca. Ingênuo e transtornado, Pirola não sabe o que fazer com o dinheiro e acaba levando-o a seu patrão, confiando-lhe a fortuna. Januário, que sem que ninguém saiba, está às portas da falência, bola um plano para ficar com o dinheiro do pobre, fazendo-se passar por um pai-de- santo pra lá de falso. Um dos filmes de maior bilheteria de Mazzaropi.


ABRIL - Mês de Bruno Barreto

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
Data de exibição: 10/04

Ano: 1976
Duração: 110 minutos
Sinopse: Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar dele ter vários defeitos era um excelente amante. Mas após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranqüila, mas tediosa e, de tanto "chamar" pelo primeiro marido, ele um dia aparece nu na sua cama. Então ela pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado.


GABRIELA, CRAVO E CANELA
Data de exibição: 24/04

Ano: 1984
Duração: 94 minutos
Sinopse:
Bahia, 1925. Uma das maiores secas da história do Nordeste leva para Ilhéus Gabriela (Sônia Braga), uma bela retirante que com sua beleza e sensualidade conquista a todos, principalmente Nacib (Marcello Mastroianni), dono do bar mais popular da cidade, que emprega Gabriela para trabalhar em sua casa e com quem tem um caso. O relacionamento dos dois fica tão intenso que eles se casam, mas tudo parece desmoronar quando Gabriela lhe é infiel com o maior conquistador da cidade. Paralelamente, um "coronel" vai ser julgado por ter matado sua mulher com o amante. Os outros "coronéis" acham que ele tem de ser inocentado, pois houve um forte motivo para o crime, mas os tempos mudaram e determinados conceitos do passado estão sendo presentes.


MAIO - Mês de Rogério Spanzerla

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
Data de exibição: 08/05

Ano: 1968
Duração: 92 minutos
Sinopse: Marginal paulista chamado João Acácio Pereira, mais conhecido como Bandido da Luz Vermelha, coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados - de estupro a assassinatos. Ele conhece a provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona. Ela o delata, provocando o seu suicídio.


SIGNO DO CAOS
Data de exibição: 22/05

Ano: 2003
Duração: 82 minutos
Sinopse: Chega na alfândega do Rio de Janeiro uma carga cinematográfica, que precisa ser analisada pelo serviço de censura do governo. O responsável pela análise é o Dr. Amnésio, que impõe sua falta de idéias aos funcionários do local, que se divertem mutilando um material considerado realista demais. Dividido em filmagens coloridas e em preto e branco.

JUNHO - Mês de Laís bodansky

A INTRUSA
Data de exibição: 12/06

Ano: 2008
Duração: 92 minutos
Sinopse: A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último freqüentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, Chega de Saudade aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.

BICHO DE SETE CABEÇAS
Data de exibição: 26/06

Ano: 2001
Duração: 80 minutos
Sinopse: A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último freqüentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, Chega de Saudade aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.


AGOSTO - Mês de Carlos Manga

NEM SANSÃO, NEM DALILA
Data de exibição: 21/08

Ano: 1954
Duração: 88 minutos
Sinopse: Paródia do clássico Sansão e Dalila, de Cecil B. DeMille. Horácio, um pacato barbeiro bate numa máquina do tempo e vai parar no século IV a.C., no reino de Gaza. Lá, conhece Sansão, cuja força vem de uma peruca.

OS TRAPALÕES E O REI DO FUTEBOL
Data de exibição: 28/08

Ano: 1986
Duração: 80 minutos
Sinopse: Os amigos Cardeal (Renato Aragão), Elvis (Dedé Santana), Fumê (Mussum) e Tremoço (Zacarias) trabalham como faxineiros e roupeiros do Independência Futebol Clube. Devido às disputas de poder entre os cartolas Velhaccio (José Lewgoy) e Barros Barreto (Mílton Moraes), o técnico da equipe é demitido. Por acidente, o escolhido para assumir o cargo é Cardeal. Para surpresa de todos o time começa a vencer seus jogos, o que não agrada a alguns cartolas da equipe. Com a ajuda do repórter esportivo Nascimento (Pelé) e de Aninha (Luíza Brunet), que trabalha no bar do clube, Cardeal e seus amigos lutam contra a desonestidade dos dirigentes.


SETEMBRO - Mês de Carlos Diegues

XICA DA SILVA
Data de exibição: 11/09

Ano: 1976
Duração: 117 minutos
Sinopse: O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva, que de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira.
Promovendo luxuosas festas e banquetes, e exibindo grupos de teatro europeu, que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes de Oliveira satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.

BYE BYE BRASIL
Data de exibição: 25/08

Ano: 1979
Duração: 105 minutos
Sinopse: alomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Junior) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), com os quais a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.


OUTUBRO - Mês de Fernando Meirelles

O JARDINEIRO FIEL
Data de exibição: 19/10

Ano: 2005
Duração: 129 minutos
Sinopse: Em uma área remota no Quênia (África), uma ativista é encontrada brutalmente assassinada. O principal suspeito pelo crime é seu colega de trabalho, um médico que se encontra foragido. Perturbado pela culpa e assobrado pela possibilidade de infidelidade da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) surpreende a todos ao embarcar em uma odisséia que o leva a três continentes para descobrir o que há por trás da morte da esposa.

DOMÉSTICAS
Data de exibição: 23/10

Ano: 2001
Duração: 85 minutos
Sinopse: No meio da nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia-a-dia, é como se não estivesse lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar com empregada doméstica.


NOVEMBRO - Mês de José Mojica Marins

À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA
Data de exibição: 13/11

Ano: 1963
Duração: 84 minutos
Sinopse: Zé do Caixão, um cruel coveiro, quer gerar um filho para dar continuidade ao seu sangue. Mas sua mulher não consegue engravidar e ele acaba estuprando a mulher do seu melhor amigo, que agora deseja se suicidar para regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão.

ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO
Data de exibição: 27/11

Ano: 2008
Duração: 90 minutos
Sinopse: Após30 anos preso, Zé do Caixão (José Mojica Marins) é finalmente libertado. Novamente em contato com as ruas, o sádico coveiro está decidido a cumprir a mesma meta que o levou preso: encontrar a mulher que possa lhe gerar um filho perfeito. Em seu caminho pela cidade de São Paulo, deixa um rastro de horror, enfrentando leis não-naturais e crendices populares.

.

Nenhum comentário: