quinta-feira, 4 de março de 2010

Salvem o Conservatório Municipal de Música Maestro Paulino Martins!

O Conservatório Maestro Paulino Martins precisa de ajuda! Abaixo, o relato de um aluno do Conservatório.

Olá, meu nome é Jonathan Iwaji e sou ex-aluno do curso de Licenciatura em Música da UEPG e aluno do Conservatório Maestro Paulino Martins Alves há 9 anos.
O Conservatório é uma instituição pública com 38 anos de história que tem como objetivo principal democratizar o acesso ao ensino musical. Há algum tempo, o tribunal de contas passou a considerar ilegal o repasse de verba feito pela prefeitura, para suprir a folha de pagamento dos professores, para a APM (associação de pais e mestres), entidade que administra esses recursos assim como a escola. Para solucionar o problema a prefeitura decidiu vinculá-lo à uma fundação da UEPG. Mas para isso os professores teriam que passar por um novo teste seletivo, sendo que eles já fizeram um para ingresso no conservatório. Aproveitando esse momento e a situação decorrente, a Secretaria de Cultura e Turismo decidiu reestruturar a escola. Todo esse processo foi feito pela Secretaria de Cultura e Turismo de maneira arbitrária, sem o consentimento ou participação dos professores e da comunidade escolar (pais e alunos).
O grande problema é que essa reestruturação fere os objetivos principais da escola, pois a intenção dessa reestruturação é transformar o conservatório em uma instituição de formação técnica, e não em uma escola que oferece a comunidade acesso a música. Uma questão que se coloca é que em Ponta Grossa não existe um grande número de pessoas em condições de fazer um curso técnico em música e nem tem mercado de trabalho para eses técnicos. E toda a questão da musicalização e da educação musical? Nem todo aluno do conservatório pretende ser um instrumentista profissional, e nem é esse o objetivo. Como vocês sabem, a música faz parte da formação do ser humano. É por isso que temos que lutar, pelo direito das pessoas de terem acesso à educação musical como parte do seu processo de formação enquanto ser humano e não com o único objetivo de fabricar instrumentistas. Segundo essa reestruturação, a população deveria fazer o processo de educação musical em uma escola particular e entrar no conservatório para se profissionalizar. Isso seria elitizar a educação musical. Ponta Grossa é uma das raras cidades que proporcionam educação musical à população a um custo simbólico (existem alunos isentos deste custo) e infelizmente não existe na cidade nenhuma outra escola que ofereça uma educação musical, em nenhum nível, com a mesma qualidade do conservatório.
Como vamos um dia ter músicos profissionais sem um trabalho de base? Acreditamos que um curso técnico pode até ser necessário, mas não que deve ser o objetivo principal da escola.
Infelizmente o prefeito não está preocupado com isso. Pois segundo ele nós devemos esquecer essa escola, pois agora existe uma outra escola. Como esquecer uma escola com 40 anos de existência, que faz parte da vida de tanta gente?
Por isso nós, professores, alunos, pais e funcionários desta escola que atende 550 alunos, pedimos que vocês, enquanto acadêmicos, ex-acadêmicos de um curso de Licenciatura em Artes visuais e Licenciatura em Música, que ajudem a nossa escola a manter a qualidade e democratização do seu trabalho.
Esse é um apelo deseperado de alguém cuja a vida está a nove anos ligada a essa escola. Tem pessoas que tem a vida ligada a essa escola há muito mais tempo, há mais de 20 anos. Não se pode tratar uma instituição de ensino musical com tanto descaso.
Peço isso encarecidamente. Mobililizem-se também conosco. Mandem e-mails para a Secretaria, vocês que foram alunos dela e que têm um contato um pouco mais próximo com ela. Liguem se possivel. Manifestem-se. Ajudem-nos a salvar a escola.

Desde já agradeço imensamente
Jonathan iwaji

Comunidade no Orkut:
Conserva o Conservatório

Nenhum comentário: