segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Congresso dos Estudantes DCE-UEPG - Por que Participar


''FEITO PELOS ESTUDANTES E PARA OS ESTUDANTES''





Por que Participar?

O CONGRESSO de ESTUDANTES da UEPG é onde todos os estudantes podem participar da construção das diretrizes políticas, culturais, acadêmicas e organizacionais do Movimento Estudantil dessa universidade. O CONGRESSO é o espaço de proposição e debate das nossas idéias sobre como conduzir do Diretório Central de Estudantes, de maneira que ele atenda da maneira mais satisfatória possível as necessidades dos estudantes da UEPG. Desse modo, quanto maior e mais diversificada a participação dos estudantes no CONGRESSO, maior a diversidade de idéias e opiniões a serem propostas. Como já dito, o CONGRESSO é o principal espaço que os estudantes tem para definir a linha de atuação do DCE e o documento de referência dos estudantes nos campi, bem como suas reivindicações.

Como participar?

Todos os estudantes da UEPG podem e devem participar do CONGRESSO
Ata Padrão para o VI CONGRESSO DE ESTUDANTES (disponível em breve) Você pode participar do CONGRESSO como ouvinte ou como delegado.
Como ouvinte, basta comparecer e participar das discussões, porém, somente os delegados têm direito a voto na plenária final. O DCE-UEPG tem por interesse e por necessidade que cada turma leve ao CONGRESSO pelo menos UM representante.


O que é ser delegado ao Congresso de Estudantes ?

O delegado do Congresso de Estudantes da UEPG pode ser qualquer estudante regularmente matriculado na graduação e que se proponha a discutir e apresentar propostas junto com os demais estudantes de seu curso e se responsabiliza a comparecer no CONGRESSO para que se possa discutir a melhor forma de unificar o conjunto das propostas dos alunos da UEPG e pensar formas para que elas se concretizem da melhor forma. Esta tarefa pode ser dada aos delegados através de uma eleição.

A Eleição dos delegados

Os delegados podem se eleger através de dois tipos de processo eleitoral:1) INDICADO: através de uma ASSEMBLÉIA DE CURSO organizada pelo Centro Acadêmico (no curso em que não houver C.A.s o DCE poderá realizar a assembléia) onde os alunos interessados em serem delegados poderão se apresentar como candidatos. A ASSEMBLÉIA pode eleger os delegados na proporção de um delegado para cada 5 presentes (por exemplo, uma assembléia de 50 pessoas poderia eleger até 10 delegados). 2) através de uma lista com 10 assinaturas de alunos do mesmo curso do delegado, o aluno que pretende ser delegado mas que por um motivo qualquer não pode se eleger em assembléia poderá também participar do CONGRESSO. Basta que ele pegue na Secretaria do DCE, no seu C.A. ou aqui no blog a Ata Padrão (em breve). Observações importantes:
- os alunos só poderão participar de UM processo eleitoral, ou seja, é invalidada a assinatura dos estudantes que participarem de mais de um processo eleitoral ou que assinem duas vezes o mesmo processo eleitoral.
- um aluno apenas se elegerá delegado com as assinaturas de alunos de seu próprio curso.
-Somente os alunos que forem delegados terão direito a voto na Plenária Final
A programação do VI CONGRESSO DE ESTUDANTES DA UEPG é composta por mesa de abertura, grupos de discussão, grupos de trabalho e plenária final.

APOIO:






CEARTE (ARTES)
CAGEM (GEOGRAFIA)
CENTRO ACADÊMICO CARVALHO SANTOS (DIREITO)
CENTRO ACADÊMICO ERASMUS DARWIN (BIOLOGIA)


Coordenadores Gestão DCE É PRA LUTAR! (DCE 2008/2009)
BLOG: DCEUEPG.BLOGSPOT.COM
CONTATO:
DCE.UEPG@HOTMAIL.COM TEL: [42] 9934-4363

Nenhum comentário: