sexta-feira, 12 de setembro de 2008

DCE se reúne com Reitor João Carlos Gomes

Na última quarta-feira (03/09), membros da nova-gestão do Diretório Central de Estudantes estiveram em reunião com o ''homem por trás do bigode''. Numa conversa amistosa (mediada pelo companheiro Carlos Madruga, ué, poderia rolar uma briga, NÃO FOI O CASO!), em que o reitor recebeu os estudantes muito bem em sua sala confortável, os estudantes tiveram total liberdade e autonomia de expor suas reivindicações e de sanar algumas dúvidas. Foi permeada de gargalhadas enfadonhas e seriedade fechada, discussões de vestuários impróprios e ternos Armani, elementos de contra-cultura e TFP, cafézinhos e uma das xícaras que o Requião já usou que a discussão aconteceu.
Entre a pauta da Reunião:
I.Reforma do DCE e ajuda de custo dos professores para manutenção da sede
-João se mostrou totalmente atencioso a conservação da ''Casinha do DCE'', localizada do outro lado da rua do Campus Central. ''Produzam um ofício, nada muito burocrático, com o que vocês precisam, tinta, pincel, etc'', foi ele quem disse, não fomos nós!!!
II. Eleições aos Conselhos e Congresso dos Estudantes DCE/UEPG
-''Quanto a isso, a reitoria, juntamente com o CPD (Centro de Processamento de Dados) estarão se prontificando em auxiliar com todos os subsídios necessários para a elaboração de maquinário. Seja desde maquinário, material, etc''. Nesse momento, um alívio tomou conta do ambiente, e os acadêmicos se sentiram em casa e aquela sala estofada onde até o governador Roberto Requião havia parado pra tomar um cafézinho mais parecia a sala do Narguilè. Quando o DCE enfatizou a participação dos Conselhos, João contemplou com uma fala: ''É bom que vocês cobrem as coisas, participem dos Conselhos, vocês cobraram os talheres pro RU, hoje vocês tem essa realidade de volta''.
III.Situação dos Campi Avançados e da CEUP (Casa do Estudante Universitário Pontagrossense)
-Segundo o próprio reitor, os serviços de assistência estudantil, desde alimentação até transporte para o campus de Castro não depende da reitoria, ''são verbas que devem ser destinadas pelas prefeituras donde os campi se alojam'' disse Gomes. O DCE convocou e se prontificou com a reitoria de estar acionando as devidas prefeituras para que atendam as necessidades dos acadêmicos.
IV. REUNI nas estaduais
-Ao ser questionado sobre a questão do REUNI, Gomes respondeu enquanto presidente da ABRUEM (Ass. Brasileira de reitores em Universidades Estaduais e Municipais), recém eleito há três semanas, se comprometeu em levar as reivindicações dos estudantes a entidade dos reitores. Foi entregue ao reitor o LIVRO CINZA DO REUNI (http://livrocinza.files.wordpress.com/2008/08/livro_cinza_do_reuni.pdf disponibilizado em PDF/COPYLEFT) que denuncia as práticas da desestruturação do programa nas Universidades Federais. Segundo o próprio João: ''não está nada previsto para as estaduais, reconheço que o REUNI foi aprovado em algumas Universidades numa decisão arbitrária, por isso, desconsideramos ele nas estaduais''.
O documento também já foi encaminhado a diretoria da UNIÃO PARANAENSE DOS ESTUDANTES que está prevendo a elaboração de um documento jurídico que também contribui para o livro.
A reunião foi elaborada por dez pontos de pauta, entre esses, também foi discutida a situação do Centro de Convivência (que não prevê espaço para uma nova sede do DCE, isso foi afirmado pelo Reitor), a questão do uso de uma só copiadora dos espaços públicos da Universidade, entre outros.
Ao fim da reunião, o reitor se mostrou contente (é, foi o que pareceu pelo menos =] ) com a reestruturação do movimento estudantil. Nós, acadêmicos da UEPG apesar de tentarmos elaborar uma boa relação com os setores de prestação de serviços da Universidade, ainda assim, estaremos reivindicando mais verbas a Reitoria e demais. Se precisar, esse será um momento de mantermos uma boa relação até com os burocratas da Universidade (já se viu que nem a Retoria é disso), mas sobretudo, essa amigabilidade será baseada em nossas reivindicações - que seja nessas conversas ou em ações diretas pelo movimento estudantil, que seja consenso entre NÓS e esses setores uma luta: POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!!!

Comentários escutados por um acadêmico de Alimentos num mero ônibus da VCG:
''AHHH! nem teve graça, mas parecia um chá de comadre'' (brincadeira) [Pocai - Coordenador de Patrimônio]

''faltou uma navalha, uma pinça resolveria pra uma boa tortura'' (brincadeira) [Bedin - Coord. Geral]

''esse era o tal Bonaparte Bigodão?!?'' (brincadeira) [Hugo - Coord. Geral]

''É nessas horas que eu vejo o discurso convergente na sociedade, até a reitoria luta por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade'' (ISSO FOI SÉRIO! diferente das citações anteriores que dizem ser lenda) [Alana, emocionada Alana - Coord. de Assuntos Jurídicos]

Nenhum comentário: