domingo, 29 de novembro de 2009

DCE Convida: Mobilização Contra Ato Médico

O CA de Psicologia da Faculdade Sant'Ana, representado pela Fabiane, DCE-UEPG e Cursos da Área da Saúde de Ponta Grossa promovem Mobilização contra o Ato Médico, em conjunto com a Mobilização Nacional da Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia [CONEP].

CONVOCAMOS TODOS PARA A PASSEATA SAINDO DO TERMINAL CENTRAL ATÉ O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE PG. DIA 03/12! ÀS 11H
Por isso, convidamos todos vocês a entrarem no Grupo de Discussão dos Cursos de Saúde em Ponta Grossa para fazerem parte dessa Mobilização!

Veja Também:
CA de Psicologia Faculdade Sant'Ana


O QUE É O ATO MÉDICO?
Projeto de Lei 7703/06 que visa regulamentar a profissão médica. Atualmente tramita no Senado em caráter “urgente-urgentíssimo”. O principal argumento utilizado por quem o defende é que as demais profissões da saúde já têm suas leis regulamentadas, e por isso consideram importante delimitar o exercício da medicina, inclusive explicitando suas funções, diferenciando as privativas (que só o médico pode fazer) e as compartilhadas com outras profissões.

OS PROBLEMAS DO PROJETO
Todo projeto de lei traz consigo determinadas concepções políticas, sociais e históricas que passam a se materializar a partir da prática que esta lei busca legitimar. Portanto, devemos refletir sobre as concepções que este projeto sustenta.

Que concepções esse projeto de lei busca legitimar?
Uma concepção de que a prática em saúde deve ser organizada a partir das especificidades da profissão, e que os profissionais devem “defender seu território” com relação aos demais profissionais. Isso desconsidera uma prática integrada dos profissionais da saúde, uma atuação interdisciplinar, na qual não interessa qual função pertence a qual saber, mas sim a contribuição de todos os profissionais da saúde na compreensão do sujeito em sua totalidade, ou seja, englobando aspectos biopsicossociais.
Não queremos defender a nossa profissão, mas o espaço do cuidado, que engloba profissionais e usuários da rede de saúde pública atuando juntos como agentes na promoção de saúde.

Devemos pensar:
Que concepção de saúde está por trás da formação dos profissionais e das leis de regulamentação dos profissionais da saúde?

O Sistema Único de Saúde (SUS) que temos hoje, resultado de uma série de movimentos do final dos anos 80, culminando com a realização da 8ª Conferência de Saúde, é o SUS que queremos e idealizamos?

Nenhum comentário: