segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nota de Esclarecimento sobre a Questão do Brechó

Caros Estudantes, gostaríamos de esclarecer a questão acerca do Brechó que se encontra em funcionamento nos fundos da Sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UEPG).
A Gestão
atual  (Despertar da Sonolência - 2009/2010) iniciou-se em  05/11/09, e desde então nos deparamos com um “contrato verbal” firmado entre o Brechó e a Gestão anterior do DCE, ou seja, o espaço que é dos acadêmicos da UEPG estava sendo utilizado para atividades comerciais.
Os Donos do comércio se beneficiaram durante esse tempo em que funcionaram no DCE, pois não possuíam gastos diretos com o espaço,
segundo o contrato verbal firmado. Pela necessidade de manter o local funcionando, os donos do comércio (Cristina e Ademir), sem consultar a Gestão anterior do DCE, começaram a pagar a conta de luz do local, colocando-a em seus nomes, lembrando que essa sede é dos estudantes, também realizaram algumas benfeitorias, sem o consentimento da Gestão da época, sob apenas o seu julgamento do que achavam necessário para o seu próprio benefício; e alegaram que realizaram essas benfeitorias também durante as três Gestões anteriores. Em conversa com o Acadêmico Joel de Oliveira (Gestão 2007/2008), este relatou que na gestão da qual fazia parte, cediam o espaço do DCE, esporadicamente, para a realização de reuniões; mas não havia atividade comercial no local, e essa parceria que Cristina alegava ter com o DCE, não existia.
Durante a Campanha da nossa Chapa, levantamos a questão da reconstrução do Movimento Estudantil, e mantemos isso; entendemos que o espaço do DCE deve ser utilizado pelos estudantes.
Em conversa com Cristina, propusemos a ela regularizar sua condição, visto que a utilização do espaço como estava ocorrendo era um desrespeito ao direito dos estudantes de usufruir do local legalmente e também ao Movimento Estudantil, servindo apenas para reafirmar o seu quadro de descrédito perante os próprios estudantes. Observando esses pontos, tentamos firmar um contrato, conforme estabelece a Lei do Inquilinato nº 8245/91, em troca do pagamento mensal das contas de água e luz, ou um valor de aluguel. Cristina não aceitou, alegando que os estudantes são vagabundos, não colocam a mão na massa e não vão trabalhar pra manter o local, dizendo que só queremos usar o DCE para fazer festa.
Cristina e Ademir responderam que só
sairiam do DCE se recebessem o dinheiro que gastaram durante sua permanência no local. Infelizmente, segundo a Lei do Inquilinato, o inquilino não tem o direito de ser ressarcido quando realiza benfeitorias sem o consentimento dos responsáveis legais pelo local. Sabemos que esse consentimento não existiu, partiu de uma decisão exclusivamente de Cristina e Ademir.
Portanto, devemos deixar claro que houve diversas tentativas de diálogo entre a atual Gestão do DCE e os Donos do Brechó, mas houve discordâncias, desrespeito e ameaças de depredação da sede do DCE  por parte deles culminando no dia 16/11 com a agressão verbal e física contra dois integrantes da atual Gestão (Gislaine Indejejczak, Coordenadora Geral e Leandro Santos Dias, Coordenador de Finanças e Assuntos Jurídicos) e um apoiador (Clodoaldo Ribeiro) nas dependências da Sede. Após as constantes ameaças verbais que recebemos, Cristina difamou os três estudantes presentes com termos ofensivos e em seguida agrediu fisicamente o estudante Leandro, pretendendo claramente causar danos.
A partir desse quadro insustentável entendemos não ser mais possível a permanência do Brechó na Sede do DCE e estamos tomando as providências judiciais cabíveis.

DCE UEPG - Gestão 2009/2010 Despertar da Sonolência

Contato: falecomdceuepg@gmail.com
http://dceuepg.blogspot.com

2 comentários:

Thiago Moro disse...

solidariedade aos estudantes agredidos seja verbalmente ou fisicamente. A sede é dos Estudantes e deve funcionar em prol desta finalidade. Saudações Estudantis.

K Klaar disse...

Concordo. Já deveriam ter tirado esse brechó faz tempo. Aliás, a gestão anterior demorou muito pra isso! Espero que vocês realmente vão fundo nisso! Apóio vocês!